Décadas de esvaziamento levaram à degradação de ampla área no entorno do porto da capital do Estado do Rio de Janeiro. Parceria de 15 anos com consórcio da iniciativa privada possibilitou uma transformação radical naquele espaço. Projeto recebeu a denominação de Porto Maravilha.

 

Cidade do Rio de Janeiro: roteiro comum pelo mundo

 

Problema comum a inúmeras cidades ao redor do mundo é o esvaziamento de suas áreas centrais. Ao longo do tempo, o núcleo habitacional ali gerado concentra instalações de atividades comerciais e gestão pública, limitando, impedindo, as ocupações residenciais.

Como o expurgo dos moradores reduz bastante, ou elimina, serviços voltados a atender às necessidades daquela população, o Centro se transforma num espaço de vida limitada por horários de início e fim de expediente: abre às sete da manhã, fecha às sete da noite.

A cada dia, somam-se 12 horas de abandono, período cruel principalmente para imóveis deixados sem ocupação pelo êxodo das pessoas e inviabilização dos negócios devido à ausência de consumidores. Não podemos esquecer também finais de semana e feriados.

 

Cidade do Rio de Janeiro alcança sucesso na completa revitalização da Zona Portuária

Cidade do Rio de Janeiro, Porto Maravilha — Foto aérea do antigo Mercado Municipal da capital do Estado do Rio de Janeiro, situado na Praça 15, destruído na metade dos anos 1960, após ter sido cortado ao meio com a construção do Elevado da Perimetral

 

Cidade do Rio de Janeiro: depredação, destruição…

 

Com a segurança focada em áreas de maior densidade habitacional, amplia-se o clima de abandono, terra de ninguém, com depredação de patrimônios históricos, destruição de mobiliário urbano, formação de cracolândias, invasão de propriedades e por aí vai.

Experiências internacionais e nacionais mostram soluções capazes de estancar e reverter este processo. Todas elas fundadas em recuperação de empreendimentos, reocupação de áreas, repopulação de imóveis, revitalização de espaços — acontecendo simultaneamente.

Isto ocorreu nos bairros Soho e Shoreditch, da Cidade de Londres, capital da Inglaterra; Cidade de Barcelona, na Espanha; e Cidade de Medelin, na Colômbia. E segue igual no Centro Histórico da Cidade de Florianópolis, a bela capital do Estado de Santa Catarina.

 

Cidade do Rio de Janeiro alcança sucesso na completa revitalização da Zona Portuária

Cidade do Rio de Janeiro, Porto Maravilha — Vista do trecho do Elevado da Perimetral, cuja construção encobriu Praça 15, Praça Mauá e toda a Avenida Rodrigues Alves, além de ter escondido enorme acervo de patrimônios de grande valor para a história do Brasil

 

Cidade do Rio de Janeiro: área histórica abandonada

 

O Centro da Cidade do Rio de Janeiro, capital do Estado do Rio de Janeiro, também é vítima de processo de esvaziamento. Entretanto, a degradação ainda não se instalou por completo, apresentando-se em pontos isolados, sem deixar de ser situação preocupante.

O problema maior se concentrava na imensa Zona Histórica da Área Portuária. Ele foi agravado a partir do final dos anos 1960, após o Elevado da Perimetral encobrir Praça 15, Praça Mauá e Avenida Rodrigues Alves e esconder muitos patrimônios históricos.

Em paralelo, a evolução dos sistemas de operações portuárias transferiu o movimento do antigo Porto do Rio para píers modernos, em outras localizações. Grandes armazéns erguidos ao longo da extensão do cais e em suas proximidades foram deixados de lado.

 

Cidade do Rio de Janeiro alcança sucesso na completa revitalização da Zona Portuária

Cidade do Rio de Janeiro, Porto Maravilha — A modernização das operações portuárias transferiu o movimento do antigo Porto do Rio para píers mais modernos e os grandes armazéns erguidos ao longo do cais e em suas proximidades foram todos abandonados

 

Cidade do Rio de Janeiro: parceira com iniciativa privada

 

Construções, equipamentos, espaços, imóveis, instalações, monumentos e muito mais, retratando séculos da evolução da Cidade do Rio de Janeiro, sucumbiam a olhos vistos. Havia vários planos para mudar aquela realidade. Faltava reuni-los em projeto coerente.

E, além disso, o mais importante: encontrar a fórmula capaz de tirá-los do papel sem onerar ainda mais os cofres públicos. Ela é materializada com o Estatuto das Cidades permitindo parceria fora do setor público para recuperação de áreas urbanas degradadas.

A Prefeitura criou uma companhia pública, para gerir e fiscalizar a revitalização da Área de Especial Interesse Urbanístico da Região Portuária do Rio de Janeiro. E deu poderes a esta empresa para buscar a maneira de transformar as intenções em realidade.

Estudos mostraram viabilidade de conceder à inciativa privada a exploração do agora Porto Maravilha durante 15 anos. Os recursos viriam com a venda de autorizações para se aumentar o volume de ocupação de imóveis erguidos nos limites do amplo perímetro.

 

Cidade do Rio de Janeiro alcança sucesso na completa revitalização da Zona Portuária

Cidade do Rio de Janeiro, Porto Maravilha — Imagem atual da Avenida Rodrigues Alves, depois da retirada do Elevado da Perimetral. No canteiro central, circulam as composições do Veículo Leve sobre Trilhos — VLT, um bonde do século XIX

 

Cidade do Rio de Janeiro: Porto Maravilha e Porto Novo

 

Lançada concorrência pública, saiu vencedora a Concessionária Porto Novo, tornando-se responsável por executar obras e prestar serviços públicos municipais dentro daquele espaço até 2026. E os resultados, até o momento, mostram-se realmente surpreendentes.

A seguir, um resumo do já realizado e entregue nos últimos seis anos, apresentado na ordem alfabética das identificações:

  • Ampla disponibilização de recursos de acessibilidade
  • Atendimento ao cidadão com presteza e qualidade
  • Coleta seletiva de resíduos sólidos comerciais, industriais e residenciais
  • Conservação e manutenção de áreas verdes e praças
  • Conservação e manutenção de marcos geográficos
  • Conservação e manutenção de monumentos históricos
  • Conservação e manutenção de pontos turísticos
  • Conservação e manutenção do sistema viário
  • Construção da Nova Orla Conde
  • Construção da Via Binário do Porto
  • Construção da Via Expressa
  • Construção de 17 quilômetros de ciclovias
  • Construção do Museu de Arte do Rio — MAR
  • Construção do Museu do Amanhã
  • Construção do Túnel Prefeito Marcello Alencar
  • Construção do Túnel Rio 450
  • Construção e renovação da infraestrutura de iluminação pública
  • Construção e renovação da rede de coleta de resíduos líquidos
  • Construção e renovação da rede de distribuição de água tratada
  • Construção e renovação da rede de distribuição de energia elétrica
  • Construção e renovação da rede de distribuição de gás natural
  • Construção e renovação da rede de distribuição de serviços de telecomunicações
  • Construção e renovação da rede de drenagem de águas pluviais
  • Demolição de 4.790 metros do Elevado da Perimetral
  • Implantação do sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos — VLT
  • Instalação, conservação e manutenção de mobiliário urbano em grandes áreas para pedestres
  • Instalação, conservação e manutenção de bicicletários
  • Instalação, conservação e manutenção da rede de iluminação pública
  • Instalação, conservação e manutenção da sinalização de trânsito
  • Oferta de iluminação pública econômica, eficiente e inteligente
  • Plantio de 15 mil árvores
  • Prestação dos serviços de limpeza urbana
  • Prioridade para transporte público coletivo
  • Implantação de rede de 28 quilômetros do Veículo Leve sobre Trilhos — VLT
  • Reforma de 650 mil metros quadrados de calçadas e praças
  • Reurbanização de 70 quilômetros de avenidas e ruas

Mais: conexão inteligente de todos os modais de transporte público coletivo presentes ou ainda em implantação: Aeroporto Santos Dumont, barcas, BRT Transbrasil, metrô, ônibus, Rodoviária Novo Rio, teleférico, Terminal de Cruzeiros Marítimos, trem etc.

 

Cidade do Rio de Janeiro alcança sucesso na completa revitalização da Zona Portuária

Cidade do Rio de Janeiro, Porto Maravilha — Trecho da Praça 15 após a demolição do Elevado da Perimetral, liberando vista de grande conjunto de edificações históricas e colocando o cidadão como verdadeiro senhor do espaço, antes tomado pelos automóveis

 

Cidade do Rio de Janeiro: parâmetros de novo urbanismo

 

Para promover e manter ambiente urbano saudável e sustentável, as novas edificações da região, mesmo aquelas com volume maior liberado, deverão obedecer a parâmetros urbanísticos e ambientais específicos. Eles seguem resumidos, e em ordem alfabética:

  • Afastamento e recuo adequados entre novas construções
  • Economia de consumo de água
  • Reaproveitamento de águas pluviais e águas servidas
  • Economia de energia não-renovável
  • Geração local de energias limpas
  • Disseminação do uso de aquecimento solar
  • Disseminação do uso de telhados verdes
  • Disseminação do uso de telhados reflexivos à luz solar
  • Maximização da adoção da iluminação natural
  • Maximização da adoção da ventilação natural
  • Maximização do uso de materiais com certificação ambiental
  • Facilitação de acesso e uso de bicicletas

 

Cidade do Rio de Janeiro alcança sucesso na completa revitalização da Zona Portuária

Cidade do Rio de Janeiro, Porto Maravilha — Vista da Praça Mauá após encerramento das obras de revitalização, transformando uma das áreas mais degradadas da região em espaço disputado por moradores e turistas, devido aos museus situados no seu entorno

 

Cidade do Rio de Janeiro: foco nos moradores

 

Como a conceituação do Porto Maravilha partiu do pressuposto dos atuais moradores permanecerem na região, parte dos recursos oriundos das autorizações de aumento do volume construtivo serão obrigatoriamente investidos com esta finalidade específica.

Estes programas estão relacionados a seguir, em ordem alfabética das identificações:

  • Apoio contínuo a iniciativas de desenvolvimento comunitário
  • Construção de habitações de interesse social
  • Criação e manutenção do Programa Porto Maravilha Cidadão
  • Criação e manutenção do Programa Porto Maravilha Cultural
  • Desenvolvimento contínuo de programas de desenvolvimento social
  • Formalização das atividades econômicas
  • Geração de empregos diretos e permanentes
  • Instalação de creches de acordo com a densidade populacional
  • Instalação de escolas de acordo com a densidade populacional
  • Instalação de Unidades de Pronto Atendimento — UPA de acordo com a densidade populacional
  • Investimentos contínuos em formação profissional
  • Recuperação e manutenção da qualidade ambiental
  • Regularização das atividades econômicas
  • Valorização do Patrimônio Cultural Imaterial
  • Valorização do Patrimônio Cultural Material

 

Cidade do Rio de Janeiro alcança sucesso na completa revitalização da Zona Portuária

Cidade do Rio de Janeiro, Porto Maravilha — O conjunto dos antigos armazéns do Porto do Rio foram transformados em estruturas capazes de receber eventos diversos, como relacionados à moda e design, além de festas temáticas, grandes comemorações…

 


 

Cidade do Rio de Janeiro alcança sucesso na completa revitalização da Zona Portuária

 

Matéria produzida a partir de apresentação de Rilden Ramos Mendes de Albuquerque, gerente de Desenvolvimento Econômico e Social da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro — CDURP, gestora do projeto Porto Maravilha, na Cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, dentro do seminário Centro Histórico de Vitória — Criatividade e Inovação Gerando Oportunidades, promovido pelo Sebrae-ES — Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa no Estado do Espírito Santo.

 

Cidade do Rio de Janeiro alcança sucesso na completa revitalização da Zona Portuária

 

Clique aqui para acessar uma apresentação resumindo a situação do Porto Maravilha até o último mês de junho de 2017.

 

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