O Festival de Turismo de Gramado caminha para sua edição de 2015, de 5 a 8 de novembro próximo. Com mais de 60% dos espaços comercializados, deve repetir o sucesso que marca o evento desde 1988. A seguir, um resumo das novidades divulgadas durante o mês de junho.

 

Transmundi deve mostrar cruzeiros fluviais

 

A Transmundi pode estar presente no Festival de Turismo de Gramado 2015, trabalhando seus principais produtos, como visto na página inicial do site da empresa

A Transmundi pode estar presente no Festival de Turismo de Gramado 2015, trabalhando seus principais produtos, como visto na página inicial do site da empresa

 

O presidente da Transmundi Operadora, Miguel Andrade, encontrou-se recentemente com Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado, recebendo convite para a participação na edição 2016 deste grande evento na Serra Gaúcha. Criada em 2006, tendo sua matriz na cidade do Rio de Janeiro, em menos de uma década de operação, esta empresa consolidou-se no mercado como especializada em cruzeiros fluviais.

Com filial em São Paulo, capital do Estado de mesmo nome, e sendo representada nas principais cidades do Brasil, a Transmundi oferece atendimento personalizado para as agências e um serviço de qualidade, a baixos custos e altos benefícios. Trata-se de um segmento do turismo nacional que vem crescendo nos últimos anos, haja vista a riqueza de rios existentes no País, notadamente os presentes nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Miguel Andrade é também o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, a Braztoa, desde 1989 das mais representativas entidades do setor de turismo em todo o Brasil. Ela representa quase 100 empresas, com associados tanto do turismo receptivo quanto do emissivo, doméstico ou internacional. Muitos deles trabalhando em segmentos como aventura, cultura, esportes, intercâmbio, luxo, praia, religioso, Sol…

 

Parques Temáticos garantem participação

 

Os parques temáticos brasileiros, como o Mundo a Vapor, localizado no Município de Canela, são o foco do Salão de Entretenimento do Festival de Turismo de Gramado

Os parques temáticos brasileiros, como o Mundo a Vapor, localizado no Município de Canela, são o foco do Salão de Entretenimento do Festival de Turismo de Gramado

 

O Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas estará presente no Salão de Entretenimento da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado. A diretoria do evento esteve no Rio de Janeiro com Alain Baldacci, presidente daquela entidade, quando receberam a confirmação da participação. Esta organização, fundada há quase 15 anos, em 2003, conta hoje com 18 associados, de nove diferentes Estados brasileiros.

Devido ao seu foco de atuação aglutinadora, o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas já extrapolou os limites de apenas entidade representativa de empreendedores deste importante segmento de equipamentos voltados ao turismo, aos quais também dá suporte institucional e político. E contribui para o aprimoramento da oferta de serviços de qualidade, levando-os aos mesmos níveis daqueles encontrados pelo mundo afora.

 

Bento Gonçalves e Flores da Cunha estão presentes

 

O turismo voltado à cultura da uva e à produção do vinho são atrativos dos Municípios de Bento Gonçalves e Flores da Cunha, nas Serras Gaúchas

O turismo voltado à cultura da uva e à produção do vinho são atrativos dos Municípios de Bento Gonçalves e Flores da Cunha, nas Serras Gaúchas

 

A equipe do Festival de Turismo de Gramado fez um excelente trabalho de captação de expositores na Região Turística da Uva e do Vinho, um dos ícones das Serras Gaúchas. O resultado deste esforço foi que destinos como os Municípios de Bento Gonçalves e Flores da Cunha confirmaram suas participações na edição 2015 do evento, de 5 a 8 de novembro. E diversos outros estão para tomar a mesma decisão nestes próximos meses.

Flores da Cunha se caracteriza por ter recebido forte imigração de italianos no final do século XIX. Isso pode ser comprovado pela preservação do “talian”, dialeto ali falado desde a chegada dos europeus, e da rica gastronomia característica do país de origem. É o maior produtor de vinhos e segundo de uva e em polo moveleiro do Brasil — sendo também o primeiro fabricante de bebidas alcoólicas do Estado do Rio Grande do Sul.

Bento Gonçalves, por sua vez, é atualmente o principal destino de turismo do vinho no Brasil, sendo pioneira no desenvolvimento deste segmento no País. São inúmeros os atrativos ligados à uva e à bebida em seu território, tornando a cidade ponto de visita obrigatória tanto para brasileiros quanto para aqueles que vêm de fora. Há, ainda, a força da gastronomia e vasto calendário de eventos dispersos ao longo de todo o ano.

 

Almoço do Arroz Amigo chega aos 21 anos

 

O tradicional Almoço do Arroz Amigo já é parte fundamental dos eventos paralelos ao Festival de Turismo de Gramado

O tradicional Almoço do Arroz Amigo já é parte fundamental dos eventos paralelos ao Festival de Turismo de Gramado

 

Um evento paralelo dos mais tradicionais quando da realização do Festival de Turismo de Gramado é o almoço do Clube do Arroz Amigo. A temática desta promoção para a edição 2015 será surpresa para os participantes, criando expectativa de sucesso maior do que nos anos anteriores. Tanto que haverá a montagem de estande especial, já batizado como o “Boteco do Arroz Amigo”, para enriquecer ainda mais o belo ambiente da feira.

O Clube do Arroz Amigo surgiu de uma ideia do eterno presidente do Clube do Feijão Amigo, o carismático Michel Tuma Ness. Durante o Festival de Turismo de 1993, no tradicional jantar que sua entidade promovia, sugeriu a criação de uma entidade similar à que ele dirigia, mas focada no arroz, uma vez que o Estado do Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores deste alimento presente no dia a dia da mesa dos brasileiros.

Os gaúchos levaram à frente o projeto e já no ano seguinte, em 1994, promoviam o primeiro almoço do Clube do Arroz Amigo, dentro da programação do Festival de Turismo de Gramado. A primeira presidente da agremiação foi Fifa Machado, sendo atualmente liderada por Lenora Schneider. Aliás, ao contrário do Feijão Amigo, nestas duas décadas diversas profissionais do setor se revezam à frente da simpática entidade.

 

Turks e Caicos pela primeira vez em Gramado

 

Sinônimo de exclusividade é chegar a um lugar num aeroporto como este, construído sobre os corais do Mar do Caribe

Sinônimo de exclusividade é chegar a um lugar num aeroporto como este, construído sobre os corais do Mar do Caribe

 

No mercado do turismo, é comum ouvir que há um Caribe para cada estilo de viagem. E, definitivamente, se a ideia é tranquilidade e privacidade em um lugar paradisíaco, o destino do momento é Turks e Caicos. E este exclusivíssimo arquipélago, esconderijo preferido dos hollywoodianos famosos quando em férias, já confirmou sua presença na edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado, entre 5 e 8 de novembro próximo.

Turks e Caicos é formado por 40 ilhas, cujos litorais oferecem quilômetros infindáveis de mar calmo, cujas águas alternam tonalidades de azul e de verde. E por seus aspectos de exclusividade, mesmo na alta temporada as ilhas não alcançam sua lotação máxima, como acontece em quase todos os destinos vizinhos. Assim, fica mais confortável para o visitante aproveitar a riqueza de atrações ali dispostas por todos os lados pela natureza.

Por exemplo: Turks e Caicos abrigam o terceiro maior recife de corais do mundo, com um desfilar constante de cores, formas e espécies só vistas por lá mesmo. Não é raro nadar ao lado de arraias imensas, golfinhos brincalhões, tartarugas senhoriais e, até mesmo, pequenos tubarões. Ou aproveitar um passeio de barco para observar o balé das baleias Jubarte, que costumam migrar para o Caribe entre os meses de fevereiro e abril.

 

Travel Mix foca nos cruzeiros marítimos

 

Um dos produtos mais procurados pelos clientes da Travel Mix são os cruzeiros navais, tanto em águas brasileiras quanto pelo mundo todo

Um dos produtos mais procurados pelos clientes da Travel Mix são os cruzeiros navais, tanto em águas brasileiras quanto pelo mundo todo

 

Inovação, esta é a ordem do momento. Empresas vencedoras mantêm apenas um olho na crise, mas muitos outros olhos nas oportunidades de mercado. E isto não é diferente com a Travel Mix, vindo repleta de novidades nesta edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado. O diretor-presidente, Juarez Quinhones Barrozo destaca esta participação como estratégica, principalmente num momento como o qual estamos vivendo no País.

A Travel Mix tem como seu maior patrimônio uma equipe experiente, extremamente especializada e capacitada para oferecer a melhor consultoria para a personalização de viagens, sejam estas de lazer ou corporativas. E seu portfólio abrange tanto os produtos nacionais quanto os internacionais, inclusive de cruzeiros marítimos. Opção interessante é o pacote para Lua de Mel, agregando as tarifas promocionais ao pagamento parcelado.

 

Orlando retorna ao Festival de Gramado neste ano

 

A cidade de Orlando, ao Norte do Estado da Flórida, nos Estados Unidos da América, é o destino internacional preferido pelos brasileiros

A cidade de Orlando, ao Norte do Estado da Flórida, nos Estados Unidos da América, é o destino internacional preferido pelos brasileiros

 

Um dos destinos internacionais mas querido entre os brasileiros retorna ao Festival de Turismo de Gramado, nesta edição 2015. Trata-se de Orlando, verdadeira meca dos parques-temáticos, dando um exemplo de nadar contra a maré neste momento em que muitos estão se retraindo em termos de investimentos. E olha que não está nada fácil para eles, uma vez que a cotação do Real frente ao Dólar é das piores de toda a história.

A Visit Orlando, entidade representativa do local mais visitado, tanto por locais quanto por estrangeiros, em todo o território dos Estados Unidos da América, apresentará aos 14 mil visitantes do evento da Serra Gaúcha duas de suas principais atrações, dotadas de atratividade capaz de reverter o decréscimo no número de brasileiros indo para lá, como visto nos últimos meses: um, o mágico Disney World; outro, o encantador Sea World

Mesmo com quedas significativas no número de visitantes oriundos do Brasil Orlando continua sendo o destino internacional número um na preferência do mercado nacional. Isto porque aquela cidade, oferecendo experiências únicas, garante férias inesquecíveis para todos. A Visit Orlando, com suas 1.200 empresas-membro sediadas no Estado da Flórida, representa um setor responsável por uma receita de US$ 60 bilhões ao ano.

 

Marta Rossi homenageada em congresso do Skal

 

O Skal Internacional é a única associação de profissionais que reúne todos os segmentos do turismo, trabalhando para o crescimento desta atividade através do networking

O Skal Internacional é a única associação de profissionais que reúne todos os segmentos do turismo, trabalhando para o crescimento desta atividade através do networking

 

A empresa Rossi & Zorzanello, organizadora do Festival de Turismo, foi a grande homenageada durante o recente congresso do Skal Internacional do Brasil, realizado no Hotel Serra Azul, localizado no Centro da cidade de Gramado. A diretora Marta Rossi, convidada a fazer palestra durante aquele evento, aproveitou para falar sobre o longo trabalho que tornou sua cidade exemplo em turismo, não só no Brasil, quanto fora dele.

Depois de sua apresentação, agraciada com o troféu de Empresária Destaque 2014, entregue em suas mãos pela presidente do Skal Internacional no Brasil, Sônia Vidinhas, Marta Rossi fez questão de dividir aquele prêmio com seus sócios, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, e com toda a equipe. Emocionada, disse que, sem o trabalho de cada um dos colaboradores, ela não estaria ali naquele momento tão importante.

O Skal é uma associação de profissionais com sede na Espanha e comitês mundo afora. Seu objetivo é simples e direto: promover o turismo local, nacional ou mundial através dos relacionamentos pessoais e profissionais daqueles que militam no segmento. É o único grupo associativo que une todos os ramos desta grande indústria, tendo dentro dos seus quadros os mais significativos gestores das mais importantes companhias do setor.

 

Embaixador da Índia faz visita oficial a Gramado

 

O governador do Estado Rio Grande do Sul, José  Ivo Sartori, recebendo o embaixador da Índia no Brasil, Sunil Kumar Lal, no Palácio Piratini, situado no Centro da capital, a cidade de Porto Alegre

O governador do Estado Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, recebendo o embaixador da Índia no Brasil, Sunil Kumar Lal, no Palácio Piratini, situado no Centro da capital, a cidade de Porto Alegre

 

O embaixador da Índia no Brasil, Sunil Lal, em visita à cidade de Gramado, foi recebido por Luia Barbacovi, prefeito em exercício; Rosa Volk, secretária de Turismo; Kalinka Moz, funcionária deste mesmo órgão; e, Eduardo Zorzanello, diretor, e Carina Michel, assistente comercial, do Festival de Turismo. O diplomata foi até às Serras Gaúchas para conhecer economias praticamente todas voltadas apenas à exploração do turismo.

— Há aqui uma evolução significativa neste setor, principalmente quanto à hotelaria — constatou o embaixador, revelando estar ali para extrair opções de fomento econômico turístico para seu país. Oficialmente denominada República da Índia, é uma nação da Ásia Meridional, sétima maior do mundo em área geográfica, segunda mais populosa do planeta e dotada de uma história que remonta aos primórdios da civilização humana.

 

Estado da Bahia traz sua energia para o Sul do País

 

O Elevador Lacerda é um dos mais tradicionais ícones do turismo do Estado da Bahia, que traz muito mais a Gramado, para a edição 2015  do Festival

O Elevador Lacerda é um dos mais tradicionais ícones do turismo do Estado da Bahia, que traz muito mais a Gramado, para a edição 2015 do Festival

 

Cantada em prosa e verso, a Bahia é, decididamente, a Terra da Felicidade, como a descreveu Ary Barroso, na música “Na Baixa do Sapateiro”. Encantou e encanta tanta gente por belezas naturais, cultura e, principalmente, sua gente, fruto da miscigenação entre índio, europeu e africano, Isso gerou uma energia envolvente, misteriosa. Não são poucos a tentar traduzir em palavras essa magia. Bahia é tudo isso, mas é muito mais.

Se for possível sintetizar esse sentimento, a palavra mais próxima seria diversidade. A Bahia é indígena, negra, branca, mulata, cafusa e mameluca. É católica, evangélica e também dos cultos afros. A Bahia é pop, reggae, rock e axé. É barroca, neoclássica, moderna. É Sol e mar e também do sertão. É da Cidade Alta, da Cidade Baixa e também da área rural. É de rapel, do golfe, do canyoning, da canoagem e do mergulho. É…

Por tudo isso, os baianos vivem a repetir os versos de Dorival Caymmi: “Você já foi a Bahia, nega? Não! Então vá, então vá, então vá…” E este verdadeiro Estado de espírito é presença garantida na edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado. Pátria da diversidade cultural, vai apresentar igrejas seculares, artesanato das cidades do interior e, principalmente, uma gastronomia sem paralelo em qualquer lugar do mundo.

 

Salão MICE terá novidades no Festival de Turismo 2015

 

O Salão MICE é realizado em parceria com a Abeoc Brasil, entidade que reúne as empresas organizadoras de eventos e congressos no nosso País

O Salão MICE é realizado em parceria com a Abeoc Brasil, entidade que reúne as empresas organizadoras de eventos e congressos no nosso País

 

Um dos mais expressivos segmentos do turismo mundial é aquele reunido sobre a sigla MICE. Ela é formada com as letras iniciais dos termos ingleses “meetings”, “incentive”, “congress” e “events”. Em português: encontros, programas de incentivo, congressos e eventos. Em virtude disto, já há alguns anos, o Festival de Turismo de Gramado dedica um espaço especial a este universo especial, batizado apropriadamente de Salão MICE.

Nesta edição 2015, vem com novidades. Sua localização, no primeiro espaço do Centro de Eventos, dá ganhos em visibilidade e facilita a viabilização de vendas. E os projetos “Comprador Internacional”, aprovado pela Embratur, e “Comprador Nacional”, sob análise pelo Sebrae, trazendo buyers específicos, agilizarão a concretização de negócios. Isto, sem esquecer as atividades de capacitação e qualificação que serão desenvolvidas.

Os projetos Comprador Internacional e Comprador Nacional consistem em Rodadas de Negócios específicas, reunindo participantes dos mercados brasileiro e de países os mais diversos, fomentando negócios através de reuniões agendadas previamente. E para se ter garantia de que os buyers cumpram suas agendas acertadas, todos serão acompanhados por um profissional específico, colocado à disposição dele pela organização do evento.