Crescimento de 10% em relação a 2016 anima organizadores. Evento vai para edição 30 com fôlego redobrado. Nova marca e nova plataforma Web são os primeiros passos para garantir o sucesso da realização de 8 e 11 de novembro de 2018. Reservas de espaços já começaram.

 

Festuris 2017: crescimento de 10% em relação a 2016

 

Cerca de R$ 280 milhões em negócios concretizados e iniciados; aproximadamente R$ 18 milhões injetados na economia da Região das Hortênsias em apenas quatro dias; por volta de 10 mil visitantes profissionais; crescimento de 10% em relação à edição 2016.

Estes são alguns resultados alcançados neste ano pela Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2017, realizada de 9 a 12 de novembro, na Cidade de Gramado, ícone do turismo da Serra Gaúcha, localizada ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul.

Os dados, levantados com metodologia científica pela Universidade de Caxias do Sul, vão compor relatório oficial a ser entregue em 30 dias. Os números preliminares foram apresentados a mais de 100 jornalistas especializados, em coletiva ao final do evento.

E confirmam a Festuris 2017 como a feira considerada a mais importante em geração de negócios para a América Latina, segundo opinião dos profissionais do setor. Também, pudera! Participaram por volta de duas mil marcas de 60 destinos no Brasil e fora dele.

 

Festuris 2017 injeta R$ 18 milhões na Serra Gaúcha e gera R$ 280 milhões em negócios

Festuris 2017 — Números parciais da realização — R$ 18 milhões injetados na Região das Hortênsias e R$ 280 milhões em negócios já consolidados e a serem concretizados nos próximos meses — sendo apresentados em entrevista coletiva ao final do evento

 

Festuris 2017: ambientação confortável, decoração irretocável…

 

Os 22 mil metros quadrados ocupados por estandes no Pavilhão de Exposições Sierra Park reafirmaram o DNA da realização, prestes a alcançar três décadas: ambientação confortável, decoração irretocável, montagem impecável, tecnologia avançadíssima…

Duas marcas registradas chamam atenção desde a origem, no já longínquo 1988, ambas relacionadas às suas criadoras: a capacidade multitarefa de Marta Rossi e a onipresença de Sílvia Zorzanello — esta, mesmo de longe, zela a cada instante para tudo dar certo.

A Avianca Brasil, um dos membros brasileiros da associação global Star Alliance, foi, talvez, o expositor a aproveitar melhor a Festuris 2017. Usando a fortíssima exposição oferecida pela realização, ressaltou os seus destinos internacionais de longa distância.

Em especial, para o Aeroporto Internacional John Fitzgerald Kennedy, da Cidade de Nova York, na costa Nordeste dos Estados Unidos da América: voos diários, diretos, a partir do Aeroporto de Guarulhos, na Cidade de Guarulhos, no Estado de São Paulo.

 

Festuris 2017 injeta R$ 18 milhões na Serra Gaúcha e gera R$ 280 milhões em negócios

Festuris 2017 — Participação de cerca de 10 mil profissionais durante os dois dias do evento: manhãs de palestras no Palácio dos Festivais, no Centro da Cidade de Gramado e tardes de feira, capacitações e negócios em 22 mil metros quadrados do Sierra Park

 

Festuris 2017: segmento MICE mostra força econômica

 

Estreando como expositora nesta edição 29 da feira, a Copa Airlines apresentou sua nova frequência, com voos entre a Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, e a Cidade do Panamá, capital do Panamá, situado na América Central.

Um dos segmentos de maior crescimento no turismo mundial é aquele representado na sigla MICE — união de iniciais de termos ingleses: Meetings, Incentives, Conferencing e Exhibitions (ou seja: encontros, programas de incentivos, conferências e exposições).

Por isso, ocupou área revitalizada, com balcões para atendimento e agendamento prévio obrigatório. Afinal, só no mercado corporativo brasileiro, movimentou R$ 5,5 bilhões no primeiro semestre deste ano — crescendo 9,2% frente ao mesmo período de 2016.

O Espaço MICE, plataforma de negócios da Festuris 2017 para o mercado business to business — o famoso B2B —, ofereceu local propício para a troca de expertises entre os melhores do setor, sendo responsável por boa parte daquele impacto econômico gerado.

 

Festuris 2017 injeta R$ 18 milhões na Serra Gaúcha e gera R$ 280 milhões em negócios

Festuris 2017 — Ênfase num dos segmentos de maior crescimento no turismo mundial, expresso pela sigla MICE — formada com as iniciais de termos ingleses Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibitions (encontros, incentivos, conferências, exposições)

 

Festuris 2017: manutenção do perfil pioneiro e vanguardista

 

A Festuris 2017 manteve seu reconhecido perfil de pioneira e vanguardista, apontando tendências e indicando caminhos para o setor nos próximos anos. Fez isso dinamizando ainda mais espaços específicos, concentrando produtos e serviços de nichos de mercado.

A grade exibiu Destinos Internacionais, Enoturismo e Gastronomia, Entretenimento e Parques, Espaço Luxury, Inovação e Tecnologia, Segmentos LGBT, Turismo Acessível, Turismo Cultural, Turismo Religioso e o moderníssimo Turismo com Sustentabilidade.

Aliás, o segmento do Turismo de Luxo, imune às crises econômicas, sejam contínuas, eventuais ou periódicas, levou à ampliação do Espaço Luxury. Ocupando o dobro de área em relação a 2016, recebeu os compradores em sua ambientação exclusivíssima.

Novidades das mais impactantes foi o espaço especializado para inovação e tecnologia, denominado Startup Corner. Em formato de ilha, seus balcões de negócios permitiram a cinco empresas trazerem projetos e soluções revolucionárias voltadas ao setor turístico.

 

Festuris 2017 injeta R$ 18 milhões na Serra Gaúcha e gera R$ 280 milhões em negócios

Festuris 2017 — Espaço Luxury, novidade de 2016, retornou com força total em 2017, ocupando o dobro de área. Os expositores recebiam seus compradores sob agendamento prévio em uma ambientação exclusivíssima, facilitando suas negociações e tratativas

 

Festuris 2017: intensa grade de palestras e workshops

 

Não pode ser esquecida a formatação da novíssima área proporcionadora de conteúdo aberto, oferecendo conhecimento a partir de uma intensa grade agrupando palestras e workshops, numa parceria entre a Universidade de Caxias do Sul e a Orgânica Digital.

Além dos números e resultados promissores, os diretores da Festuris 2017, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, anunciaram duas novidades para marcar a edição 2018, quando o evento estará completando suas primeiras três décadas de aniversários.

Foram nova marca do evento, criada após estudo das raízes do evento em contraposição ao seu futuro, e novo site, desenvolvido dentro dos atuais parâmetros de Search Engine Optimization — SEO, a otimização para as ferramentas de busca atuantes na Internet.

 

Festuris 2017 injeta R$ 18 milhões na Serra Gaúcha e gera R$ 280 milhões em negócios

Festuris 2017 — Mais uma vez, forte ação em aprimoramento pessoal e profissional, através de rica grade de apresentações, capacitações, debates, encontros, palestras, seminários e workshops, desenvolvidos na mesma ambientação em que ocorria a feira

 

Festuris 2017: diretores preparam surpresas para edição 30

 

Na entrevista tradicional de encerramento das edições da Festuris, os diretores do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcos Rossi, além de listar números, anteciparam o entusiasmo pelas três décadas de realizações a se completarem em 2018:

— Nosso objetivo, ao divulgarmos o sucesso desta edição 29, e já abrirmos os trabalhos para aquela do ano 30, é nos prepararmos para um marco do turismo brasileiro em 2018. Eu e Sílvia nunca sonhamos chegar tão longe. Mas chegamos — destacou Marta Rossi.

— A Festuris é, para a Região das Hortênsias e para o Estado do Rio Grande do Sul, um grande vetor de negócios. Queremos, cada vez mais, promover nosso turismo, no Brasil e no exterior, de forma contundente, profissional e séria — revelou Eduardo Zorzanello.

— O legado Festuris é importante para o turismo brasileiro. Mas, como investimos na inovação, com a criação da Gramado Summit, também modernizamos marca e site, tornando-as condizentes com este perfil realmente inovador — concluiu Marcus Rossi.

 

Festuris 2017 injeta R$ 18 milhões na Serra Gaúcha e gera R$ 280 milhões em negócios

Festuris 2017 — Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcos Rossi, diretores do evento, mal puseram ponto final nos trabalhos deste ano, deram partida às negociações visando a comemoração dos 30 anos da realização, marcada para 8 a 11 de novembro de 2018

 

Festuris 2017: marca reflete passado, presente e futuro do evento

 

Festuris 2017 injeta R$ 18 milhões na Serra Gaúcha e gera R$ 280 milhões em negócios

Festuris 2017 — Apresentação da nova marca e do novo site sinalizaram as primeiras iniciativas voltadas à comemoração e à consolidação das três décadas do evento e, tanto a primeira quanto o segundo, refletem as propostas inovadoras da grande realização

 


 

Material produzido a partir da participação na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2017, desenvolvida em duas etapas: dias 4 e 5 de novembro na Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Rede Ficare de Hotéis e da Noratur Trade Turismo e Negócios; e, de 6 a 12 de novembro, na Cidade de Gramado, situada na Serra Gaúcha, ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Pousada Vovó Carolina.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Festuris 2017”, e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo.

O trabalho pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Matéria reproduzida pelo Jornal Passaporte, sediado na Cidade de Belém, capital do Estado do Pará, sendo editado a partir da Cidade de Portalegre, no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.