Aplicativo para ajudar turistas foi adotado por todos buscando melhor relação benefício e custo para se almoçar, jantar ou lanchar próximo de onde estão: casa, escola, trabalho etc. Apesar de gratuito, tem sido pouco aproveitado pelos empreendedores para cadastrar estabelecimentos.

Menu For You: informações em nove idiomas, sem custo algum

 

Decepção com empreendedores do setor de alimentação fora de casa: bares, cantinas, food trucks, lanchonetes, padarias, pizzarias, restaurantes… É a sensação expressa pela Chief Executive Officer — CEO da startup Menu For You, a jovem Melina Guelman.

Ela está à frente do grupo desenvolvedor de uma ferramenta dinamizadora dos negócios naquele segmento. O aplicativo informa aos consumidores estabelecimentos próximos, e apresenta os cardápios de todos, traduzidos para nove idiomas — sem custo algum!

Basta apenas o proprietário se cadastrar no sistema. Mas a grande maioria não toma esta providência, mesmo conhecendo a solução. Desperdiçam excelente apoio da tecnologia para turbinar vendas. Em vez de buscar novos caminhos, ficam a reclamar da economia.

 

Menu For You direciona consumidores para pontos de alimentação fora de casa

Menu For You — O aplicativo informa aos consumidores estabelecimentos próximos, e apresenta os cardápios de todos traduzidos para nove idiomas — isso, sem custo algum! Basta apenas o proprietário se cadastrar no sistema. Mesmo assim, poucos o utilizam

 

Menu For You: ampliando presença no ambiente da Internet

 

Outra observação de Melina Guelman: o desprezo não se relaciona apenas ao seu Menu For You. Ele se repete com outras opções gratuitas, capazes de ampliar a exposição no ambiente da Internet. E dá como exemplo o Google Meu Negócio, facílimo de se usar.

Mesmo quando investem na presença Web, uma grande parte comete erros banais: site desatualizado, fotos sem qualidade, informações desencontradas e por aí vai. Outro, bem comum, no Facebook e Instagram: perfil pessoal para divulgar a Pessoa Jurídica.

Melina Guelman fez estes destaques ao apresentar seu trabalho durante um Seminário Metropolitano de Gastronomia. O evento, em promoção do Sebrae-ES, aconteceu na Cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, atraindo bom público do setor.

 

Menu For You direciona consumidores para pontos de alimentação fora de casa

Menu For You — Combatendo erros banais nos investimentos em presença na Web: site desatualizado, fotos sem qualidade, informações desencontradas e por aí vai. Outro, bem comum, no Facebook e Instagram: perfil pessoal para divulgar a Pessoa Jurídica

 

Menu For You: criado para os turistas nos Jogos Olímpicos de 2016

 

Ponteou os problemas em paralelo à descrição da jornada cumprida desde quando teve o insight redirecionador de sua vida: ajudar turistas estrangeiros a se alimentar na Cidade do Rio de Janeiro, a capital do Estado do Rio de Janeiro, nos Jogos Olímpicos de 2016.

Apoiado nas facilidades oferecidas por um mundo cada vez mais conectado, o desafio estava em criar algo capaz de reunir dados sobre um sem número de locais e apresentar as informações necessárias e seus cardápios na maior quantidade possível de idiomas.

Os resultados, dispostos organizadamente, com resolutividade, em telas de dispositivos móveis — smartphones e tablets —, associariam fotos das fachadas, instalações e pratos a textos concisos — oferecendo ao usuário a liberdade de escolher entre nove línguas.

 

Menu For You direciona consumidores para pontos de alimentação fora de casa

Menu For You — Resultados organizados com resolutividade, em telas de dispositivos móveis — smartphones e tablets —, associando fotos das fachadas, instalações e pratos a textos concisos — oferecendo ao usuário a liberdade de escolher entre nove línguas

 

Menu For You: nascido Menu For Tourist, adotado por estrangeiros

 

Colocando no ar o, então, Menu For Tourist, com navegação intuitiva, muito fácil de ser utilizado, tornou-se aplicativo oficial das competições. O sucesso alcançado naqueles 15 dias ultrapassou as perspectivas mais otimistas. Nem ela havia sonhado chegar tão alto.

Como funciona? De modo bem simples, navegando no vernáculo do interessado, ajuda a encontrar endereços próximos, informa detalhadamente sobre cada um deles, permite montar um ou mais pedidos e, em modo reverso, verter estas escolhas para o português.

Assim, bastava um estrangeiro descobrir a existência do Menu For Tourist para instalá-lo e usá-lo de imediato. Não se perdia mais tempo em longas conversações à base de desencontros, frutos de inglês macarrônico, língua de sinais ou portunhol, por exemplo.

 

Menu For You direciona consumidores para pontos de alimentação fora de casa

Menu For You — Simples de usar, permite navegar no vernáculo do interessado, ajuda a encontrar endereços próximos, informa detalhadamente sobre cada um deles, permite montar um ou mais pedidos e, em modo reverso, verter estas escolhas para o português

 

Menu For You: resultados inesperados, uma nova denominação

 

Findos os torneios, a análise dos gráficos de acesso mostrou a penetração alcançada. As curvas provavam a enorme utilidade do novo serviço, facilitando a comunicação entre pessoas das mais diferentes origens com atendentes, caixas, garçons, gerentes, maîtres…

Com a vida voltando ao normal, após o retorno dos viajantes aos seus países, previa-se queda acentuada nas buscas. Até a realização de outro grande evento internacional, o Menu For Tourist atenderia o movimento natural, normal, de estrangeiros na cidade.

Entretanto, os números desmentiram isso. Verificando a razão deste descompasso, uma surpresa: o crescimento era motivado apenas por brasileiros. Gente em busca de locais para almoçar, jantar ou lanchar, próximos de onde estavam, moravam ou trabalhavam.

 

Menu For You direciona consumidores para pontos de alimentação fora de casa

Menu For You — Após retorno dos viajantes, previa-se queda as buscas. Os números desmentiram isso. Surpresa: crescimento motivado apenas por brasileiros, buscando almoçar, jantar ou lanchar, próximos de onde estavam, moravam ou trabalhavam

 

Menu For You: pesquisas interessantes para qualquer pessoa

 

O Menu For Tourist mostrou amplitude maior, jamais imaginada. Não atendia apenas turistas, mas qualquer pessoa precisando escolher a melhor relação entre benefício e custo local para se alimentar. Assim, de Menu For Tourist evoluiu para Menu for You.

Este pequeno ajuste na identificação, além de provocar repercussão positiva dentro da comunidade já integrada, ampliou o universo de downloads. Aos poucos, sem impacto de campanhas de mídia, apenas no boca-a-boca, vem crescendo de forma sustentável.

Disseminando-se pelo Brasil, os cadastramentos já superaram 2.500 estabelecimentos, 80 mil pratos e 165 mil ingredientes. Cerca de 70% de visitantes o utilizaram mais de uma vez, em sessões de seis minutos e pesquisando cerca de meio milhão de cardápios.

 

Menu For You direciona consumidores para pontos de alimentação fora de casa

Menu For You — Cadastramentos já superaram 2.500 estabelecimentos, 80 mil pratos e 165 mil ingredientes. Melhor: cerca de 70% de visitantes o utilizaram mais de uma vez, em sessões superando seis minutos e pesquisando cerca de meio milhão de cardápios

 

Menu For You: multiplataforma, gestão, PDV, pagamentos…

 

Com o Menu For You acumulando prêmios dentro do País e fora dele, Melina Guelman e sua equipe não sentaram sobre os louros. Os esforços estão voltados a transformá-lo em um elemento decisivo para a gestão: comandas, recebimentos, estoques, contas etc.

Vão torná-lo multiplataforma, atingindo desktops e notebooks; integrá-lo aos pontos de venda — PDV; e, já pronto para entrar no mercado, possibilitar pagamentos com o uso do celular. Para isto, aguardam apenas a decisão favorável do Banco Central de Brasil.

 

Menu For You direciona consumidores para pontos de alimentação fora de casa

Menu For You — Multiplataforma, atingindo desktops e notebooks; integração a pontos de venda — PDV; e, pronto para entrar no mercado, possibilitar pagamentos com o uso do celular. Para isto, aguardam apenas a decisão favorável do Banco Central de Brasil

 

Menu For You: imagens da apresentação de grande sucesso

 

Menu For You direciona consumidores para pontos de alimentação fora de casa

Menu For You — A Chief Executive Officer — CEO da startup Menu For You, a jovem Melina Guelman, durante a apresentação no Seminário Metropolitano de Gastronomia, evento promovido pelo Sebrae-ES, na qual descreveu a trajetória e sucesso do aplicativo

 

Menu For You direciona consumidores para pontos de alimentação fora de casa

Menu For You — Um bom público, formado, em maioria, por empreendedores no setor de alimentação fora de casa, acompanhou com atenção três apresentações do Seminário Metropolitano de Gastronomia, fazendo diversos questionamentos aos palestrantes

 


 

Matéria produzida pelo jornalista especializado em turismo João Zuccaratto, baseado na Cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, a partir de sua participação no Seminário Metropolitano de Gastronomia, realizado dia 21 de novembro de 2017, em promoção do Serviço Brasileira de Apoio à Micro e Pequena do Estado do Espírito Santo — Sebrae-ES.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Menu For You”, e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

Não se trata de trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções. Todas as fotos têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

Matéria republicada pelo Jornal Passaporte, sediado na Cidade de Belém, capital do Estado do Pará, sendo editado a partir da Cidade de Portalegre, no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.