Criar possibilidades de experiências para os consumidores não custa caro e foge ao conceito de nicho de mercado. Há muitas possibilidades para se desenvolver este conceito. É necessário apenas trabalhar com atenção, boa vontade comprometimento, confiança, dedicação, esforço…

 

O sabor da experiência: não custa caro, não é nicho

 

Há diversas formas de micros e pequenas empresas do segmento de alimentação fora de casa transformar seu atendimento em experiência para o consumidor. E estão ao alcance de bares, cafés, food trucks, lanchonetes, lojas de conveniência, padarias, restaurantes…

Ao contrário do pensamento comum, não custam caro e fogem ao conceito de nicho, de só serem possíveis a estabelecimentos sofisticados, dedicados ao atendimento de classes A e B. Na verdade, todo empreendedor pode desenvolver ações visando aquele objetivo.

Esta é a conclusão da apresentação feita por Manoela Alexandre, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresas — Sebrae Nacional. Ela foi uma das palestrantes do Seminário Metropolitano de Gastronomia, recentemente promovido pelo Sebrae-ES.

O evento, realizado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo, contou com boa participação de empresários do setor. Acompanhando atentamente as ideias lá detalhadas, todos perceberam boas oportunidades, mesmo num meio tão competitivo.

 

Micro ou pequeno negócio de alimentação pode mudar atendimento para experiência

O sabor da experiência — Manoela Alexandre, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresas — Sebrae Nacional, foi palestrante no Seminário Metropolitano de Gastronomia, promovido pelo Sebrae-ES, com boa presença de donos de restaurantes

 

O sabor da experiência: nada a ver com aparatos e equipamentos

 

Manoela Alexandre iniciou sua fala ressaltando o fato da última grande inovação em serviços de refeições ter acontecido no início dos anos 1950. Trata-se da sistemática de atendimento desenvolvida e implantada pelos dois irmãos, criadores do McDonald’s.

Nem mesmo vender comida a peso gerou impacto tão forte quanto aquele rompimento imposto aos padrões anteriores existentes, a partir de uma pequena loja localizada na Cidade de San Bernardino, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América.

Passados mais de meio século, esta realidade vem sofrendo abalos devido ao avanço da tecnologia. Mas estes impactos não afetam o básico da Gastronomia, ramo da Culinária reunindo conhecimentos, práticas e técnicas para se construir alimentação de qualidade.

E sim o relacionamento da empresa com seus clientes. Oferecem novos caminhos para estes vivenciarem a união, em maneira harmoniosa, de diferentes odores e sabores, e ter satisfação através dos cinco sentidos humanos: audição, olfato, visão, tato e paladar.

 

Micro ou pequeno negócio de alimentação pode mudar atendimento para experiência

O sabor da experiência — Micros e pequenos empresários do setor de alimentação fora de casa foram alertados para o valor do relacionamento com seus clientes. Estes querem satisfação, através dos cinco sentidos humanos: audição, olfato, visão, tato e paladar

 

O sabor da experiência: usar a tecnologia, não ser usado por ela

 

Citando o futurólogo Gerd Leonhard, enfatizou: “ Pessoas não compram tecnologias; compram relacionamentos. Tecnologia não é o que procuramos; é o meio utilizado para procurar. Devemos adotar a tecnologia, não nos tornarmos unicamente ser tecnológico.”

Segundo o mesmo especialista, “a felicidade do cliente não pode ser automatizada.” Ela não é função de hardware ou software, uso de drone ou pagamento mobile, bitcoin ou impressora 3D, big data ou Internet das coisas, economia compartilhada ou robótica

E, sim, de capacidade de percepção, cultura geral, educação formal, emoções primárias, expectativas pessoais, desejos realizados, imaginação criativa, memória afetiva e coisas afins. Um bom exemplo é a forma de nos relacionarmos com a alimentação, a comida.

Este é o espaço a ser aproveitado pelo pequeno negócio para desenvolver experiências atreladas à Gastronomia. Afinal, ele deixa ao alcance de todos explicitar materialmente algo, até aquele momento, imaterial: simplesmente, tonar o ordinário extraordinário!

 

Micro ou pequeno negócio de alimentação pode mudar atendimento para experiência

O sabor da experiência — A felicidade do cliente não pode ser automatizada. Ela não é função de apetrechos tecnológicos. E sim da experiência de vida de cada um: cultura geral, educação formal, emoções primárias, expectativas pessoais e assim por diante

 

O sabor da experiência: sugestões simples, fáceis de pôr em prática

 

A palestrante Manoela Alexandra listou um resumo de ações capazes de, com reduzido investimento, traduzirem experiências em Gastronomia nos pequenos negócios. Basta trabalhar com atenção, boa vontade comprometimento, confiança, dedicação, esforço…

Relacionadas a seguir em ordem alfabética, de modo a não expressar preferências por uma ou outra, é importante notar nenhuma estar atrelada à disseminação dos aparatos tecnológicos. E, sim, apresentarem-se ao alcance de todo e qualquer empreendedor:

  • Aproveitamento da sazonalidade
  • Ausência de agrotóxicos
  • Autenticidade ímpar
  • Cenografia nos pratos
  • Cozinha colaborativa
  • Criatividade na decoração
  • Ênfase em sustentabilidade
  • Esmero no preparo
  • Estética do ambiente
  • Estilo slow food
  • História da culinária local
  • Ingredientes diferenciados
  • Localização peculiar
  • Memória dos sabores
  • Preços adequados
  • Preocupação com design
  • Produtos orgânicos
  • Produtos regionais
  • Redução de químicos
  • Sabores inovadores
  • Técnicas diferenciadas
  • Tecnologias inovadoras
  • Utensílios incomuns

 

O sabor da experiência: expressões encontradas pelo País

 

Enquanto descrevia aquelas ações, Manoela Alexandra foi associando a algumas locais marcantes, conhecidos pessoal e profissional ao longo dos anos. São diferentes pontos do País, nos quais esteve a trabalho ou passeio, preservando sempre sua visão crítica.

 

  • Cristal — Asa Sul — Cidade de Brasília — Distrito Federal

 

Micro ou pequeno negócio de alimentação pode mudar atendimento para experiência

Boteco de toque saudosista, funcionando desde 1979. Simplicidade e cerveja sempre gelada. Cozinha surpreende pelos petiscos deliciosos, destacando-se suculenta carne de sol. O mesmo com pratos tradicionais, como a feijoada ou o Cozido do Seu Antônio

 

  • Grellas — Centro — Cidade de Cáceres — Estado do Mato Grosso

 

Micro ou pequeno negócio de alimentação pode mudar atendimento para experiência

Localização privilegiada, atraindo as pessoas ao local, principalmente jovens. Ótimo atendimento, com garçons extremamente bem treinados, simpáticos. Cerveja gelada, comida de qualidade, boa música. Drinque grátis, especial, para os aniversariantes

 

  • Libanus — Asa Sul — Cidade de Brasília — Distrito Federal

 

Micro ou pequeno negócio de alimentação pode mudar atendimento para experiência

Lanchonete comum, ótima localização, ambientação simples e atendimento primoroso. Foco em tira-gostos com preparos diferenciados, servidos em porções generosas, preços justos e uma marca registrada: cerveja servida sempre gelada, no estilo véu-de-noiva

 

  • Original — Moema — Cidade de São Paulo — Estado de São Paulo

 

Micro ou pequeno negócio de alimentação pode mudar atendimento para experiência

Funciona desde 1996, servindo um chope tradicional, podendo ser considerado perfeito. Carta de cervejas sob medida para os paladares mais exigentes. Caipirinhas elaboradas com maestria. Para acompanhar, os petiscos mais saborosos da Cidade de São Paulo

 

  • Ostradamus — Ribeirão da Ilha — Cidade de Florianópolis — Estado de Santa Catarina

 

Micro ou pequeno negócio de alimentação pode mudar atendimento para experiência

Reprodução da arquitetura local. Aquário de ostras vivas. Salão com vista para o mar. Decoração com objetos típicos, peças artísticas e objetos do cultivo de ostras. Mesas com tampos de vidro. Músicas estilo lounge. Monitor de TV exibindo shows musicais

 

  • Tantra — Pinheiros — Cidade de São Paulo — Estado de São Paulo

 

Micro ou pequeno negócio de alimentação pode mudar atendimento para experiência

Rede de restaurantes especializados em culinária da Mongólia, país da Ásia Central. Decoração expressando riqueza, muitos detalhes em vermelho e dourado. Experiência gastronômica exótica. Receitas diferenciadas, exóticas, gerando pratos saborosos

 

  • Vale Rústico — Vale dos Vinhedos — Cidade de Garibaldi — Estado do Rio Grande do Sul

 

Micro ou pequeno negócio de alimentação pode mudar atendimento para experiência

Moderno conceito da ecogastronomia. Refeições apreciadas em etapas, desfrutando aroma e sabor. Ligação com natureza, surpreendendo com simplicidade, excelência e qualidade. Harmonização com os melhores rótulos de espumantes e vinhos da região

 


 

Matéria produzida pelo jornalista especializado em turismo João Zuccaratto, baseado na Cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, a partir de sua participação no Seminário Metropolitano de Gastronomia, realizado dia 21 de novembro de 2017, em promoção do Serviço Brasileira de Apoio à Micro e Pequena do Estado do Espírito Santo — Sebrae-ES.

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A repetição da expressão “O sabor da experiência”, e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

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Matéria republicada pelo Jornal Passaporte, sediado na Cidade de Belém, capital do Estado do Pará, sendo editado a partir da Cidade de Portalegre, no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.