Passeio pelas águas do Lago Guaíba e do Rio Guaíba é um dos melhores do Brasil. E as opções para aproveitar são muitas: almoço, ecológico, happy hour, noturno, eventos corporativos… Barco Cisne Branco, depois de totalmente restaurado, foi adaptado para receber pessoas com deficiência.

 

Barco Cisne Branco: entre os melhores passeios do Brasil

 

Sem dúvida, o passeio pelas águas serenas do Lago Guaíba ou Rio Guaíba, a bordo do Cisne Branco, ícone do turismo da Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, é dos melhores do Brasil. Calmo, confortável, seguro, vistas lindas…

Após ampla reforma, sendo totalmente restaurada, a embarcação ganhou novo layout. A capacidade, ampliada para 300 passageiros e com soluções para acessibilidade, criou as condições de receber e transportar, com conforto e segurança, pessoas com deficiência.

O projeto de reforma, das arquitetas Ágatha Arboitte e Monique Fontes, focou em modernização e funcionalidade, unindo acessibilidade, conforto e estética. E, também, tanque para tratamento de dejetos, de modo a não poluir as águas nas quais navega.

 

Passeio de barco pelo Rio Guaíba é uma marca registrada da Cidade de Porto Alegre

Barco Cisne Branco — Após reforma, a embarcação voltou a fazer parte da paisagem da Cidade de Porto Alegre. Totalmente restaurado e com novo layout, capacidade aumentada para 300 passageiros, foi dotado de soluções permitindo mais acessibilidade

 

Barco Cisne Branco: três deques de conforto e segurança

 

Os espaços do Cisne Branco estão distribuídos por três pavimentos, ou deques: superior, totalmente aberto, permitindo vistas desimpedidas para qualquer lado; intermediário, no qual fica o restaurante, com janelas de vidro; e inferior, onde está instalada a danceteria.

Ganhou, ainda, novo sistema de iluminação interna, melhoria da distribuição do som e tecnologia de automação comercial, facilitando o fechamento das despesas ao final dos passeios. Controlado por 20 tripulantes, tem saídas pela manhã, à tarde e início da noite.

Além da sua equipe preparada e treinada, dispõe de todos os instrumentos de navegação impostos pela Legislação e fiscalizados pela Capitania dos Portosbússola, rádio para comunicação, transmissor VHF, sonar, GPS etc. —, e bom reservatório de água potável.

Os embarques e desembarques acontecem junto ao portão central do antigo complexo portuário da Cidade de Porto Alegre. Trata-se de espaço extremamente ligado à história do Estado do Rio Grande do Sul, pois por ali chegaram os imigrantes vindos da Europa.

 

Passeio de barco pelo Rio Guaíba é uma marca registrada da Cidade de Porto Alegre

Barco Cisne Branco — Os espaços estão distribuídos por três pavimentos, ou deques: superior, aberto, permitindo vistas desimpedidas para qualquer lado; intermediário, com o restaurante, adornado por janelas de vidro; e inferior, onde está instalada a danceteria

 

Barco Cisne Branco: estrutura à disposição dos usuários

 

Confortos oferecidos pelo barco Cisne Branco, relacionados na ordem alfabética de suas identificações:

  • Acessibilidade para pessoas com deficiências
  • Atendimento em Espanhol, Inglês e Português
  • Bar com diversidade de bebidas e petiscos
  • Danceteria ampla, confortável e segura, com som mecânico ou DJ
  • Restaurante para até 180 pessoas, sistema bufê ou coquetel
  • Serviços de café da manhã, café colonial, chá da tarde, queijos e vinhos etc.
  • Sonorização independente ou integrada nos três deques
  • Wi-fi gratuito

 

Passeio de barco pelo Rio Guaíba é uma marca registrada da Cidade de Porto Alegre

Barco Cisne Branco — Equipe preparada e treinada e os instrumentos para a navegação, impostos por Legislação e fiscalizados pela Capitania dos Portos: bússola, rádio de comunicação, transmissor VHF, sonar, GPS… —, e bom reservatório de água potável

 

Barco Cisne Branco: cardápio de passeios variados

 

A seguir, relação completa dos tipos de passeios oferecidos pelo barco Cisne Branco, cujos valores por passageiro devem ser verificados no site ou com os operadores:

 

Rio Guaíba

 

Passeio com uma hora de duração, passa ao lardo das principais ilhas situadas no Rio Guaíba. Voltado ao Turismo de Lazer, tem enfoque de Turismo Cultural. A narrativa ilustrando o belo itinerário conta um pouco sobre a história da Cidade de Porto Alegre.

 

Passeio de barco pelo Rio Guaíba é uma marca registrada da Cidade de Porto Alegre

Barco Cisne Branco — Embarques e desembarques acontecem junto ao portão central do complexo portuário da Cidade de Porto Alegre. É um espaço ligado à história recente do Estado do Rio Grande do Sul, pois por ali chegaram imigrante oriundos da Europa

 

Happy Hour

 

Passeio de hora e meia de duração, em direção à Zona Sul da Cidade de Porto Alegre — com mau tempo, percurso entre as ilhas do Rio Guaíba. Saídas às 18:00 e às 20:00 horas, todo dia, de março a outubro — sextas, sábados e domingos, música ao vivo.

 

Passeio de barco pelo Rio Guaíba é uma marca registrada da Cidade de Porto Alegre

Barco Cisne Branco — Aproveitar os finais do dia para navegar pelas águas pacíficas do Rio Guaíba, com direito a acompanhar um pôr-do-Sol inigualável, é um dos prazeres daqueles embarcados para viver a happy hour neste verdadeiro ícone do turismo gaúcho

 

Luzes da Cidade

 

Com cinco horas de navegação, inclui jantar — entrada, prato principal e sobremesa —, bebidas — exceto espumantes e vinhos — e pista de dança no deque inferior do Cisne Branco. Saídas às 21:00 horas, com agendamento prévio e formação de grupo mínimo.

 

Passeio de barco pelo Rio Guaíba é uma marca registrada da Cidade de Porto Alegre

Barco Cisne Branco — A Cidade de Porto Alegre, berço e lar de escritores afamados, inclusive fora do Brasil, já teve o nascer de suas luzes cantada em prosa e versos. Mas nada se compara a assistir isso pessoalmente, a partir da suave superfície do Rio Guaíba

 

Hora do Almoço

 

Com duas horas de duração, das 12:30 horas às 14:30 horas, navega rumo à Zona Sul da Cidade de Porto Alegre. Oferece refeição, mas as bebidas não estão incluídas. Precisa de agendamento prévio, pois é necessário formar um grupo mínimo de 60 participantes.

 

Passeio de barco pelo Rio Guaíba é uma marca registrada da Cidade de Porto Alegre

Barco Cisne Branco — Nenhuma cidade do Brasil, a não ser a capital do Estado do Rio Grande do Sul, oferece esta opção diferenciada, de se almoçar passeando de barco e, ao mesmo tempo, degustar as belas paisagens oferecidas às margens de um imponente rio

 

Projeto Ecológico

 

Dirigido a escolas e grupos de interesse, passeio de estudo pelo delta do Rio Jacuí e Lago Guaíba, com três horas de duração. Acontece às terças-feiras e às sextas-feiras, saída às 8:30 horas da manhã, mas requer formação de grupo mínimo de 40 pessoas.

Tendo como objetivo ampliar a consciência dos participantes em termos de ecologia, através do incentivo aos cuidados com o meio ambiente, durante todo o percurso são abordados aspectos econômicos, geográficos, históricos e sociais relacionados a tema.

 

Passeio de barco pelo Rio Guaíba é uma marca registrada da Cidade de Porto Alegre

Barco Cisne Branco — A beleza das paisagens deslumbradas ao longa da navegação são um convite à conscientização sobre o respeito ao meio ambiente. E moradores das margens de canais e ilhas são os primeiros a não se descuidarem desta responsabilidade

 

Eventos Empresariais

 

Além das diversas programações direcionadas a Turismo Cultural, Turismo Histórico, Turismo de Lazer e Turismo Náutico, o barco Cisne Branco é excelente uma opção para ações dirigidas de Turismo Corporativo, Turismo de Negócios ou Turismo de Eventos.

Empresas podem agendar eventos exclusivos e apresentar coleções, comemorar alcance de metas, fazer despedida de colaboradores, entregar premiações, lançar produtos, realizar desfiles de moda, promover serviços e recepcionar funcionários, além de outros.

 

Passeio de barco pelo Rio Guaíba é uma marca registrada da Cidade de Porto Alegre

Barco Cisne Branco — O magnífico conjunto proporcionado pelas antigas construções da usina de energia elétrica conhecida como Gasômetro traduzem a importância que os Turismo de Eventos e Turismo de Negócios ainda mantém na Cidade de Porto Alegre

 

Hidrorrodoviário

 

Único roteiro hidrorrodoviário do Estado do Rio Grande do Sul, talvez até mesmo em todo o País, como o próprio nome indica, reúne percursos hidroviário e rodoviário. Na ida, navega-se com o barco Cisne Branco; no retorno, confortáveis ônibus de turismo.

O barco vai da Cidade de Porto Alegre até o Distrito de Santo Amaro do Sul, na Cidade de General Câmara, ultrapassando a eclusa da Barragem de Amarópolis. Aliás, este é outro ponto inigualável da aventura, vivido por muitos poucos em nossa grande Nação.

Do Distrito de Santo Amaro do Sul, em ônibus, segue-se até à Cidade de Santa Cruz do Sul. Desta, retorna-se à Cidade de Porto Alegre. O passeio é uma imersão nas culturas açorianas e germânicas, duas etnias presentes na formação da atual identidade gaúcha.

Com saídas programadas mediante a formação de grupos, o roteiro oferece:

  • Coordenação de guia de turismo
  • Navegação pelo Lago Guaíba e Rio Jacuí
  • Percurso da Cidade de Porto Alegre até Distrito de Santo Amaro do Sul
  • Percurso da Cidade de Porto Alegre até Cidade de São Jerônimo, nas cheias
  • Lanche a bordo, bebidas à parte
  • Visita à Barragem de Amarópolis
  • Travessia da eclusa da Barragem de Amarópolis
  • Visitas para contato com cultura açoriana no Distrito de Santo Amaro do Sul
  • Deslocamento em ônibus para Cidade de Santa Cruz do Sul
  • Pernoite na Cidade de Santa Cruz do Sul
  • Hospedagem no Charrua Hotel: café da manhã incluído, gastos extras à parte
  • Jantar na Cidade de Santa Cruz do Sul, bebidas à parte
  • Visitas para contato com cultura germânica na Cidade de Santa Cruz do Sul
  • Almoço na Cidade de Santa Cruz do Sul, bebidas à parte
  • Deslocamento em ônibus para Cidade de Porto Alegre

 

Passeio de barco pelo Rio Guaíba é uma marca registrada da Cidade de Porto Alegre

Barco Cisne Branco — O encher e esvaziar da Eclusa da Barragem de Amarópolis é um dos momentos mais interessantes do roteiro permitindo contato com heranças açorianos e germânicas, fundamentais na economia e sociedade do Estado do Rio Grande do Sul

 

Barco Cisne Branco: mais duas paisagens deslumbrantes

 

Passeio de barco pelo Rio Guaíba é uma marca registrada da Cidade de Porto Alegre

 

Passeio de barco pelo Rio Guaíba é uma marca registrada da Cidade de Porto Alegre

 


 

Material produzido a partir da participação na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2017, desenvolvida em duas etapas: dias 4 e 5 de novembro na Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Rede Ficare de Hotéis e da Noratur Trade Turismo e Negócios; e, de 6 a 12 de novembro, na Cidade de Gramado, situada na Serra Gaúcha, ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Pousada Vovó Carolina.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Barco Cisne Branco”, e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

Não se trata de trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções. Todas as fotos têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

Matéria reproduzida pelo Jornal Passaporte, sediado na Cidade de Belém, capital do Estado do Pará, sendo editado a partir da Cidade de Portalegre, no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.