Circuito é oferecido pela Rumo 4×4, empresa especializada em experiências off road. Trilha é vencida em veículo moderno e confortável. Bom para fugir do confinamento em hotéis e pousadas em dias chuvosos. Ideal para crianças, jovens, adolescentes, adultos, Melhor Idade…

 

Rumo 4×4: opções de passeios com diferenciais ímpares

 

A Cidade de Canela e a Cidade de Gramado são ícones do turismo da Serra Gaúcha, ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul. Assim, pode-se afirmar sem medo de errar: a oferta de passeios é realmente infinita, agradando toda e qualquer preferências pessoais.

Dentro deste riquíssimo cardápio de opções, uma delas tem diferenciais ímpares. Trata-se do tour iniciado pelo Vale do Quilombo e concluído no Vale do Morro Calçado. São mais ou menos três horas e meia de aventura, cruzando uma região de beleza sem igual.

Batizado como Passeio no Vale, é operado pela Rumo 4×4, uma empresa especializada em Turismo de Aventura de alta qualidade. Ela opera de acordo com um slogan bastante sugestivo: “Aqui, não tem tempo ruim. Com Sol e sob chuva, as trilhas nunca param.”

 

Passeio no Vale é Turismo de Aventura com qualidade e segurança pela Serra Gaúcha

Rumo 4×4 — Empresa especializada em Turismo de Aventura de alta qualidade na Serra Gaúcha, opera de acordo com slogan bastante sugestivo: “Aqui, não tem tempo ruim. Com Sol e sob chuva, as trilhas nunca param.” Aliás, com chuva é bem melhor!

 

Rumo 4×4: adrenalina zero ou adrenalina mil, sempre com emoção

 

Antes de continuar, um pequeno parêntese: aqueles em busca de emoções mais fortes, podem encarar o Pilote um 4×4! É isso mesmo: assumir o controle do veículo e fazê-lo vencer obstáculos diversos, como troncos caídos e superfícies pedregosas, por exemplo.

O Passeio no Vale, opção de pouca adrenalina, mas cheia de paisagens deslumbrantes, adapta-se a qualquer idade: criança, adolescente, jovem, adulto ou maduro, de todos os sexos. Ainda mais viajando-se envolvido no conforto e segurança de um SUV Jeep 4×4.

Depois de apanhar os passageiros no hotel, não demora para o veículo deixar o asfalto e mergulhar por volta de 900 metros, até o fundo do Vale do Quilombo. Impressionam os paredões de pedra, cobertos de vegetação, talhados pela erosão durante milhões de anos.

 

Passeio no Vale é Turismo de Aventura com qualidade e segurança pela Serra Gaúcha

Rumo 4×4 — O Passeio no Vale, com pouca adrenalina mas com muitas paisagens deslumbrantes, adapta-se a qualquer idade: criança, adolescente, jovem, adulto ou maduro, de todos os sexos, envolvidos no conforto e segurança de um SUV Jeep 4×4

 

Rumo 4×4: veículos de primeira e profissionais de primeiríssima

 

Enquanto atravessa estradinhas de chão bem cuidadas, cercadas por muita vegetação em ambos os lados, o motorista e dublê de guia de turismo descreve o trajeto, chamando a atenção para os atrativos. É uma sucessão de imagens de tirar o fôlego de qualquer um.

Toda aquela imensa área faz parte da história colonial do Estado do Rio Grande do Sul. Era destino de escravos fugidos, passando a viver livres, sob a proteção das florestas. A eles juntavam-se cativos libertos, formando comunidades já desaparecidas com o tempo.

Cruzando rios sobre frágeis pontes de madeira, beirando pirambeiras, vencendo aclives e declives de graduações diversas, alterna-se por partes ainda virgens, terrenos ocupados por reflorestamento e casas bastante confortáveis, sedes de pequenas fazendas e sítios.

 

Passeio no Vale é Turismo de Aventura com qualidade e segurança pela Serra Gaúcha

Rumo 4×4 — Passeio do Vale desbrava imensa área parte da história colonial do Estado do Rio Grande do Sul, destino de escravos fugidos, vivendo livres sob proteção da mata. A eles juntavam-se cativos libertos, em comunidades desaparecidas no passar do tempo

 

Rumo 4×4: duas ótimas opções para aproveitar dias chuvosos

 

Classificado como experiência de trilha para iniciantes, é ótima dica para ocupar dias chuvosos, escapando do confinamento em hotéis ou pousadas. Afinal, pode-se ficar o tempo todo protegido na cabine do carro, sendo muito bom para entreter os pequenos.

Como os equipamentos oferecidos pela Rumo 4×4 rodam praticamente 100% do tempo em terrenos extremos, recebem atenção constante e manutenção redobrada. E só operam garantindo segurança e tranquilidade aos ocupantes o tempo todo, sem apresentar panes.

O atendimento dos profissionais é um caso à parte. O contato pessoal ou via telefone é de primeiro nível. Os motoristas não se furtam de parar nos melhores locais para se tirar fotos, inclusive oferecendo-se para capturar os alegres momentos vividos pelos grupos.

 

Passeio no Vale é Turismo de Aventura com qualidade e segurança pela Serra Gaúcha

Rumo 4×4 — Veículos rodam praticamente 100% do tempo em terrenos extremos e, por isso, recebem atenção constante e manutenção redobrada, só operando garantindo segurança e tranquilidade aos ocupantes durante todo o tempo, sem apresentar panes

 

Rumo 4×4: busca por novas paradas, para enriquecer a aventura

 

No momento, o Passeio do Vale tem apenas duas paradas para visitação, degustação e compra de produtos: Vitivinícola Jolimont e Alambique Flor do Vale. A Rumo 4×4 está buscando mais duas opções, para enriquecer ainda mais as vivências dos seus turistas.

O atendimento na Vitivinícola Jolimont é surpreendente. Além de se conhecer sobre a produção de vinhos em profundidade, a degustação é generosa. Os volumes servidos permitem apreciação completa dos detalhes apresentados por bebidas de alta qualidade.

No Alambique Flor do Vale, além do conhecimento sobre a produção de aguardente, pode-se fazer um passeio por trilhas dentro da propriedade. Uma delas coloca o visitante sobre uma cachoeira com beleza, força e volume comparáveis às da Cascata do Caracol.

 

Passeio no Vale é Turismo de Aventura com qualidade e segurança pela Serra Gaúcha

Rumo 4×4 — O Passeio do Vale está com apenas duas paradas para se visitar, degustar e comprar produtos: Vitivinícola Jolimont e Alambique Flor do Vale. A Rumo 4×4 está buscando mais duas opções, para enriquecer ainda mais as vivências dos seus turistas

 

Rumo 4×4: experiências além do simples passeio pela zona rural

 

Vale lembrar: além da loja, instalações fabris e galpão de envelhecimento da bebida, o loca é um parque ecológico. Nesta condição, há preocupação e responsabilidade com a preservação ambiental, principalmente quanto aos remanescentes de matas ao redor.

O complexo oferece ainda duas modalidades extras para diversão: um estande de tiro ao alvo com espingardas e espaço para experimentar a balestra, também chamada de besta, uma arma capaz de lançar flechas com muita potência, criada na época da Idade Média.

Importante: experimentação de espumantes e vinhos da Vitivinícola Jolimont e testes de pontaria no Alambique Flor do Vale têm seus custos à parte, não estando incluídos nos valores das aventuras da Rumo 4×4 — aliás, estas valem cada centavo do investimento.

 

Passeio no Vale é Turismo de Aventura com qualidade e segurança pela Serra Gaúcha

Rumo 4×4 — O Passeio do Vale, justamente por ser aventura com baixa adrenalina, é opção excelente para famílias com filhos pequenos e pessoas de mais idade, valendo cada centavo do investimento, pois ele se traduz em emoções do seu início ao seu final

 

Rumo 4×4: outras imagens relacionadas ao Passeio no Vale

 

Passeio no Vale é Turismo de Aventura com qualidade e segurança pela Serra Gaúcha

 

Passeio no Vale é Turismo de Aventura com qualidade e segurança pela Serra Gaúcha

 

Passeio no Vale é Turismo de Aventura com qualidade e segurança pela Serra Gaúcha

 

Passeio no Vale é Turismo de Aventura com qualidade e segurança pela Serra Gaúcha

 


 

Material produzido a partir da participação na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2017, desenvolvida em duas etapas: dias 4 e 5 de novembro na Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Rede Ficare de Hotéis e da Noratur Trade Turismo e Negócios; e, de 6 a 12 de novembro, na Cidade de Gramado, situada na Serra Gaúcha, ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Pousada Vovó Carolina.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Rumo 4×4”, e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo.

O trabalho pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Matéria reproduzida pelo Jornal Passaporte, sediado na Cidade de Belém, capital do Estado do Pará, sendo editado a partir da Cidade de Portalegre, no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.